Ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), na Casa da Criança Dr. João Moura. Brinquedos eletrônicos foram doados para a diversão das crianças atendidas na instituição.
Oito brinquedos eletrônicos, desenvolvidos por estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foram doados para crianças carentes atendidas pela Casa da Criança Dr. João Moura, localizada na cidade. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), em um encontro entre os estudantes e as crianças da instituição.
Os brinquedos foram desenvolvidos por 33 alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, campus sede. Durante a ação, os projetos foram apresentados pelos alunos e um professor convidado avaliou cada ideia. Na ocasião, as crianças presentes já testaram os brinquedos doados para a instituição.
A ação é resultado da disciplina Dispositivos Eletrônicos, ministrada pelo professor Jalberth Fernandes de Araújo, que propôs aos alunos o desenvolvimento de projetos baseados nos conhecimentos adquiridos na disciplina.
“Eu lancei o desafio para que eles idealizassem brinquedos que pudessem ser compartilhados por mais de uma criança, que tivessem interação. Algo que eles, quando crianças, gostariam de brincar, de receber. E aí eles foram atrás dos materiais, de tudo”, contou.
Entre os brinquedos eletrônicos, foram desenvolvidos jogos como imagem e ação, jogo da velha, pinball eletrônico, caneta musical e braço eletrônico. Um dos jogos, desenvolvido pela estudante Eloísa Sarmento, de 21 anos, e mais três colegas do curso, foi a chuva de meteoros com led – um brinquedo feito com papéis e copos plásticos.
“A ação é interessante porque doar para crianças é sempre gratificante, além de poder colocar em prática o que a gente aprendeu na disciplina do professor Jalberth”, disse Eloísa Sarmento, estudante de Engenharia Elétrica da UFCG.
“O nosso projeto é um brinquedo que tem um contagem de pontos, com dois placares, feito pra duas crianças jogarem. Ao todo são nove pontos e há um tempo de um minuto, a criança que acertar mais pontos nesse tempo vence o jogo”, explicou Eloísa.
De acordo com o professor, a ação é motivada pela aprendizagem dos estudantes e o caráter social em ajudar outras pessoas. “Quando eu estava fazendo a pesquisa sobre instituições que cuidam de crianças carentes na cidade, eu encontrei a Casa da Criança Dr. João Moura”, disse.
O professor entrou em contato com a coordenação da Casa e organizou a ação para esta quarta. Segundo a secretária da instituição, Betânia de Sousa Barros, ela aceitou a parceria sem pensar duas vezes.
“UMA AÇÃO COMO ESSA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PRAS CRIANÇAS DA NOSSA INSTITUIÇÃO. ALÉM DO APRENDIZADO, OS BRINQUEDOS SERÃO REAPROVEITADOS EM TODAS AS NOVAS TURMAS DE CRIANÇAS QUE VIEREM PRA CÁ”, FRISOU BETÂNIA.
A secretária explica que as crianças atendidas na Casa chegam ao local desde os primeiros meses de vida. Todos os dias, elas ficam na instituição das 7h às 17h.
“São crianças de famílias carentes, das periferias de Campina Grande. Elas sofrem vulnerabilidade social, a maioria chega até com 30 dias de nascido”, relatou.
As crianças que já estão usufruindo dos brinquedos são de uma turma que sai da Casa ainda este ano. Todas elas têm 6 anos de idade e agora serão encaminhadas para escolas da cidade.
“Agora elas vão pra escola, mas muitas delas ficam com saudade da Casa, então caso queiram retornar, a gente acolhe para que elas brinquem novamente, mas não para morar como antes”, salientou a secretária.